‘Nosso compromisso é com o futuro do cidadão roraimense’, destaca Teresa Surita em Plano de Governo para Roraima

Teresa Surita, candidata ao Governo de Roraima (Alex Paiva/Agência Amazônia)

12 de agosto de 2022

14:08

Gabriel Abreu – Da Agência Amazônia

BOA VISTA – Com mais de 20 páginas, a candidata ao Governo de Roraima Teresa Surita (MDB) apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o seu Plano de Governo. Nesta sexta-feira, 12, a AGÊNCIA AMAZÔNIA teve acesso ao documento, após realizar consulta no site do órgão. A candidata do MDB destaca propostas para melhorias nos serviços de saúde, educação, infraestrutura, como estradas e saneamento básico, agricultura, segurança pública, atividades culturais, esportivas, entre outras para os mais de 631.181 habitantes.

Uma das marcas da ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita foi a atuação voltada para primeira infância, e no Governo de Roraima não vai ser diferente, vai ser prioridade, de acordo com seu plano de governo. O período, que vai da gestação até os 6 anos de idade, é crucial não apenas para o desenvolvimento individual das crianças, mas para o crescimento do País e a redução da desigualdade social, como apontam diversos estudos.

“A educação receberá, em nossa gestão, uma prioridade significativa, como foi realizado na Prefeitura de Boa Vista, que se tornou a capital da primeira infância, e assumimos aqui o compromisso de ampliar substancialmente o número de vagas na rede pública estadual”, destacou Surita.

Educação

Na área da educação, a candidata Teresa Surita elenca diversos objetivos, entre eles: alfabetizar todas as crianças até os 7 anos, a melhoria das condições das escolas indígenas do Estado, que estão atualmente paradas nas mínimas condições, para alunos originários acompanhem as aulas. Teresa pretende ainda valorizar os profissionais da Educação e bem formados, com gestores profissionais e preparados para trabalhar em prol de uma gestão por resultados. Veja mais propostas:

“Implementar a Educação Integral, propiciando inclusive maior tempo de permanência dos alunos na escola, com atividades culturais, esportivas e recreativas, articuladas com os diferentes equipamentos públicos e secretarias parceiras; Manter e fortalecer as escolas técnicas e militares com oferecimento de uniformes gratuitos, bem como especializar as escolas técnicas em municípios estratégicos que permitam que alunos dos municípios vizinhos venham a estudar, sem ter que deslocar se para a capital; Retomar o programa de bolsas universitárias e Melhorar as infraestruturas das escolas existentes, bem como construção de novas escolas, onde existir demanda, garantindo o acesso às unidades de ensino, com transporte escolar”, integram o plano de governo para Educação de Teresa Surita.

Propostas de Teresa Surita para Educação (Reprodução)

Saúde

A área da Saúde será um grande desafio da próxima gestão que assumir o Estado de Roraima, a maternidade do Estado funciona em um local improvisado que quando chove alaga tudo. O Hospital Geral de Roraima teve o anexo inaugurado em 2019, mas a estrutura vem gerando muitas reclamações dos pacientes. Outro desafio será o combate à corrupção na Saúde, já que durante a pandemia de Covid-19 houve diversos escândalo de desvio de verba e que são apuradas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também: Servidores denunciam condições precárias de cozinha do Hospital Geral de Roraima

Entre as propostas apresentadas pela candidata estão: Acabar com a corrupção na gestão da saúde estadual; Realinhar e tornar o HGR um modelo de gestão estadual, começando pelo atendimento mais humanizado, pela modernização dos meios de comunicação e acesso dos seus serviços e melhoria na triagem da população, que ali tem seu principal ponto de atendimento às suas necessidades; Modernizar as instalações e os equipamentos dos hospitais estaduais; Ampliar a assistência à mulher, crianças e idosos com atendimento facilitado e exclusivo; Fortalecer o SUS e Capacitar e qualificar os servidores da saúde.

Propostas de Teresa Surita para a Saúde (Reprodução)

Segurança Pública

Atualmente, uma das preocupações da população é com a segurança pública, entre as propostas do Plano de Governo de Teresa Surita estão: “Reformular a Política Estadual de Segurança, em consonância com a Política Nacional de Segurança. Promover a articulação entre os órgãos públicos estaduais e municipais, visando planejar e implementar políticas públicas de prevenção da violência e ações de promoção da segurança urbana, com ênfase nas políticas públicas urbanas e sociais e na promoção da cidadania. Implementar as políticas, diretrizes e programas de segurança urbana, a fiscalização do trânsito, a proteção dos bens, serviços e instalações.

Propostas de Teresa Surita para a Segurança Pública (Reprodução)

Geração de Emprego

A taxa de desemprego ainda assola muitos roraimenses, mesmo o Estado tendo reduzido a taxa de desemprego no primeiro trimestre deste ano, quando foi de 8,8%, ficando abaixo da média nacional, que foi 11,1%. No entanto, a renda domiciliar per capita no Estado ficou em R$ 1.046, abaixo da média nacional, de R$ 1.367. Com isso, é necessário políticas públicas que gerem emprego e renda para a população. Segundo o IBGE, Roraima é uma das federações mais pobres do País.

“Desenvolver estudos orientados para ações de incentivos fiscais que promovam setores estratégicos da economia, bem como regiões específicas das cidades, com baixo índice de atividade econômica, para atrair novas empresas e expandir as já estabelecidas; Promover políticas para estimular o empreendedorismo e a inovação; Criar mesa de diálogo permanente com o setor privado do estado, para a facilitação de processos, fluxos e incentivos legais que ainda não estão sendo aplicados, procurando desenvolver pequenas empresas e empreendedores individuais e “Startups”; e a criação do Polo Tecnológico Estadual com conceitos vocacionais do Estado”, trecho das propostas para geração de emprego.

Propostas para a Geração de emprego e renda (Reprodução)

Perfil

Maria Teresa Saenz Surita Guimarães é formada em Turismo e filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Com mais de 30 anos na vida pública dedicados ao Estado de Roraima, em especial à capital Boa Vista, onde foi eleita prefeita cinco vezes.

Além de prefeita por cinco mandatos, Teresa chegou, por duas vezes, a exercer o cargo de deputada federal por Roraima. Nasceu no interior de São Paulo, em São Manuel, mas mudou para Boa Vista em 1987, quando Roraima ainda era Território. 

Veja na íntegra o Plano de Governo de Teresa Surita: