Paulo Guedes é convocado a comparecer na Comissão de Indústria e Comércio para tratar da ZFM

O pedido dos autores, convertido em convite, solicita que Paulo Guedes preste esclarecimentos sobre os decretos do governo federal que reduziram o IPI (Reprodução/Internet)

04 de maio de 2022

21:05

Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara Federal, aprovou nesta quarta-feira, 4, requerimentos que pedem o comparecimento do ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar sobre a Zona Franca de Manaus no dia 1° de junho, na Câmara Federal.

O pedido dos autores, convertido em convite, solicita que Paulo Guedes preste esclarecimentos sobre os decretos do governo federal que reduziram o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para todo o País, bem como o que zerou essas alíquotas ao Polo de Concentrados, e que afetam diretamente as vantagens comparativas das empresas instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM).

No entanto, o deputado federal pelo Amazonas José Ricardo (PT) afirmou que se o ministro se ausentar da reunião solicitada, outros requerimentos de convocação serão protocolados na Comissão de Indústria e Comércio.

“O presidente Bolsonaro e seu ministro da Economia devem explicações à população do Amazonas. Com esse requerimento aprovado, iremos tratar da Zona Franca de Manaus e dos prejuízos que estão sendo causados com as medidas do governo federal que reduzem as alíquotas de IPI em todo o País, sem excepcionalizar todos os produtos do nosso polo industrial”, declarou o deputado.

O parlamentar defende que essa é a hora dos trabalhadores do setor empresarial e da sociedade expressarem o descontentamento com os prejuízos que o polo industrial pode sofrer. “Estamos buscando todos os caminhos e ações para lutar contra os ataques à Zona Franca de Manaus. Vou lutar para sustar essa medida que afeta o Polo de Concentrados, bem como o Decreto de redução do IPI para todo o País”, finalizou.