Pela 1ª vez, polos industriais de Manaus e de São Paulo defendem interesses comuns

ZFM está sob vigilância do Projeto que reduz imposto sobre importação de eletroeletrônicos no Congresso. (Reprodução/Internet)

07 de abril de 2021

12:04

SP e ZFM aliados

Terá caminho livre no Congresso Nacional a tramitação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL124/2021), que busca sustar a redução de 10% do imposto de importação sobre produtos eletroeletrônicos, máquinas e equipamentos, garante uma fonte de um setor peso-pesado da indústria nacional ouvida pela coluna Via Brasília. Essa fonte prevê que o Ministério da Economia terá um trabalho hercúleo para convencer os congressistas de que a medida, que prejudica muito a Zona Franca de Manaus, não causará desemprego e fuga de investimentos do País.

SP e ZFM aliados II

A fonte prossegue que “a falsa impressão de que a medida é boa para o consumidor”, na prática, é a certeza de que podemos estar exportando empregos para outros países com o fechamento de indústrias no Brasil que busquem maior competitividade em outros mercados. A expectativa é de que o PDL seja aprovado com folga, e não é só pelo fato de o autor do PDL ser vice-presidente da Câmara e do Congresso – o deputado Marcelo Ramos. Mas, porque “São Paulo e os demais Estados entraram na briga para valer”, avalia.