Polícia Federal deflagra nova operação contra garimpeiros ilegais em rio da Amazônia

Balsas de garimpo voltam a ser queimadas no Rio Madeira (Reprodução)

04 de agosto de 2022

15:08

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – Pelo menos seis balsas de garimpeiros ilegais que voltaram a invadir o Rio Madeira, no Amazonas, foram destruídas pela Polícia Federal (PF), no começo da tarde desta quinta-feira, 4, na comunidade do Rosarinho, em Autazes (a 111 quilômetros de Manaus). A operação foi confirmada à AGÊNCIA AMAZÔNIA pelo superintendente da Polícia Federal, Eduardo Fontes.

Nos vídeos repassados com exclusividade à AGÊNCIA AMAZÔNIA, por moradores do local que não quiseram se identificar, mostram diversas balsas ao longo do Rio Madeira sendo queimadas enquanto a população assiste das margens da comunidade. A PF informou que ao final do dia desta quinta-feira, 4, mais informações serão repassadas.

A nova ação acontece na mesma região que, em novembro de 2021, a PF, com apoio das Forças Nacionais de Segurança, prendeu três pessoas e destruiu, aproximadamente, 130 balsas utilizadas para o garimpo, durante Operação Uiara.

Eles estão queimando as balsas, já estão tudo para fora, tudo queimada. Está só o “coche” dentro d’água. Agora, o resto está tudo queimado, agora vão queimar do ‘Golfinho’. Acho que tem bem umas seis que não estão queimadas ainda“, diz uma moradora do local.

As balsas pertencem à invasão ocorrida em julho, onde a AGÊNCIA AMAZÔNIA foi uma das primeiras a relatar o retorno dos garimpeiros ao local. À época, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) informou que não tinha registro formal da situação, mas abriram inquérito para apurar baseado nas informações repassadas pela imprensa.

Leia mais: Garimpeiros retornam ao Rio Madeira, no interior do AM, após oito meses da operação que destruiu centenas de balsas

Centenas de balsas invadiram a região em 2021 (Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)

Operação Uiara

O Greenpeace foi responsável por denunciar a presença das balsas na operação de novembro com o suporte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e estão preparando nova denúncia sobre a invasão que começou neste fim de semana.

A Operação Uiara realizada pela PF com apoio de outros órgãos de controle identificou 300 dragas que chegaram à Comunidade de Rosarinho após receberem a informação de que havia ouro na região.

*Mais informações em breve

Veja vídeo das balsas sendo queimadas:

(Reprodução)