Portal da Transparência do governo do Amazonas é tirado do ar após invasão de hackers

Governo do Amazonas informou que o site sofreu uma 'pichação' (Reprodução/Arquivo pessoal)

31 de março de 2021

08:03

Marcela Leiros

MANAUS – O governo do Amazonas teve sua rede invadida por um hacker nessa terça-feira, 30. O alvo da ação foi o página do Portal da Transparência, que disponibiliza dados e informações públicas do Estado, além de oferecer ferramenta para solicitações de informações por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Após a ação, o site foi tirado do ar pela Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam).

Na página inicial do site, o invasor se identificou como “$hawty Boy” e deixou a mensagem “catei esse lixo aqui por diversão apenas”. O hacker ainda fez uma referência a uma conta no Twitter que pertence, possivelmente, a um grupo de hackers do Estado do Paraná. Na página da rede social, é possível verificar que o grupo se responsabiliza por invadir o sistema do governo de outros Estados e também de prefeituras.

Após o ataque, o site foi tirado do ar como medida de segurança e para realizar uma análise mais minuciosa do ocorrido. A Prodam informou que ocorreu uma ‘pichação’ na página inicial do Portal de Transparência do Amazonas.

Ainda segundo o comunicado, já foram realizadas averiguações iniciais e constatado, a partir delas, que não houve comprometimento de nenhum sistema ou dado sensível hospedado no Datacenter da Empresa. A previsão é que ele seja disponibilizado novamente ao decorrer desta quarta-feira, 31.

Entenda o que é ‘pichação’

A ‘pichação’ é um termo que se refere a um defacement, nome dado quando pessoas mal-intencionadas realizam alterações em páginas na Internet. Essas mudanças são relacionadas aos conteúdos existentes na página.

As principais modalidades para a prática do defacement são a exploração das vulnerabilidades em códigos de linguagens e a invasão do servidor onde o site está instalado.

Leia a nota da Prodam na íntegra:

A empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que na noite dessa terça-feira (30/03) ocorreu uma “pichação” (troca da página inicial) na página inicial do Portal de Transparência do Amazonas.

Já foram realizadas averiguações iniciais e constatado, a partir delas, que não houve comprometimento de nenhum sistema ou dado sensível hospedado no Datacenter da Empresa.

Como medida de segurança e para realizar uma análise mais minuciosa do ocorrido, a equipe técnica da Prodam optou por retirar o site do ar. A previsão é que ele seja disponibilizado novamente ao decorrer desta quarta-feira (31/03).

Edição: Alessandra Leite