Prêmio Nacional Igualdade Inaô homenageia personalidades do movimento negro

Tinna Rios e Adalberto Neto são os homenageados do evento. (Foto: Divulgação)

01 de fevereiro de 2022

20:02

Malu Dacio — Da Revista Cenarium

MANAUS — O Prêmio Nacional Igualdade Inaô Amazonas, maior premiação em reconhecimento e homenagens de negritude do Brasil, acontece nesta quarta-feira, 2, às 17h, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Educadores, profissionais autônomos, legisladores, juristas, empresários, jornalistas, portais de notícias e agentes de segurança pública receberão o prêmio que conta com representantes do Amazonas, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Amapá, Rondônia, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Goiás, em destaque o Primeiro Prefeito Quilombola Vilmar Kalunga, do município de Cavalcante, entre outros, serão homenageadas.

O evento é uma iniciativa do Instituto Nacional Afro Origem do Amazonas – Brasil (Inaô) e do Movimento Igualdade, que tem como presidente o secretário Nacional do Instituto, o ativista do movimento negro e jurista Christian Rocha da Costa.

Christian afirma que o prêmio é sinônimo para todos do Instituto Nacional Afro Origem. “É o nosso sonho realizado. Qual sonho? Reconhecer trabalhadores, formais, informais, autônomos, advogados, mecânicos, diaristas e uma Procuradora de Justiça”, disse o jurista.

“Prestaremos homenagem em um minuto de silêncio ao poeta Tiago de Melo e as vítimas de Covid, onde a maioria é negros”, lembra o organizador do evento.

Nível Nacional

Jornalista com passagens pelo jornal O GLOBO encontrou na internet o espaço para debater questões sociais. (Foto: Divulgação)

Jornalista há mais de 19 anos, Adalberto Neto é um dos homenageados do prêmio na categoria Igualdade. No início da pandemia, começou a produzir vídeos engraçados que abordavam temáticas raciais e rapidamente alcançou destaque. Só no Instagram, o carioca possui mais de 100 mil seguidores.

Neto contou que recebeu com muita honra a notícia da homenagem do prêmio. “Mostra que estou no caminho certo. Muitas vezes, a gente desanima, porque lutar contra qualquer preconceito não é fácil. Tem muitos contras, como mensagens de ódio que recebo diariamente, fora que abordar certos assuntos nos provoca gatilhos. Mas são ações como essa que me fazem querer continuar”, lembra o jornalista.

Leia Mais: Prêmio Nacional Igualdade Inaô homenageia personalidades; CENARIUM é reconhecida em três categorias

Apesar dos desafios, ele destaca que ter o meu nome entre os homenageados do Prêmio Igualdade, sem dúvida alguma, além de um grande presente, é um enorme incentivo para que ele siga em frente realizando seu trabalho.

Adalberto é vencedor dos prêmios Shell, Ubuntu e Reconhecimento Popular, todos em 2020, pelo roteiro da peça “Oboró – Masculinidades negras”. Também é escritor e roteirista da última temporada do programa ‘Espelho’, de Lázaro Ramos.

Tinna Rios é cantora e influenciadora digital (Divulgção)

Natural de Pirituba-SP, Tinna Rios é cantora e influenciadora digital. Na rede social Instagram, ela já acumula mais de 20 mil seguidores. A artista não escondeu a satisfação de receber a honraria.

“Ser uma das homenageadas do Prêmio Igualdade é incrível! Porque até pouco tempo eu era uma preta alienada que não tinha conhecimento das minhas origens e hoje ver que minhas músicas e conteúdos estão alcançando pessoas é muito gratificante e eu fico muito emocionada com isso. Espero continuar despertando nas pessoas cada vez mais esse desejo de conhecerem a cultura africana”, destacou a cantora.

Tinna também defende que premiações como essa são importantes para fortalecer o movimento preto. “Já tivemos nossas questões silenciadas por anos e vejo também como uma forma de aumentar nossa visibilidade, nossos talentos e nossa busca por um sociedade mais justa nas questões dos direitos civis e sociais”, explicou.

A sensei e professora de judô Denise Oliveira é carioca, mas mora em Manaus há 13 anos. Ela se sente honrada com o prêmio. “Acho muito importante este tipo de prêmio, pois temos que ser sempre lembrados e enaltecidos pelo nosso trabalho, vivemos num País onde o preconceito existe sim”, lembrou.

Denise também explica que eventos como o prêmio Nacional Igualdade Inaô são de suma importância para o reconhecimento do negro. “E no meu caso, mulher preta de origem humilde, fazendo um esporte de origem oriental, imagina quantos paradigmas tive e ainda tenho que quebrar até hoje”, destacou a carioca.

Homenageados

OPrêmio Nacional Igualdade Inaô homenageia personalidades do movimento negro prêmio terá várias homenagens e se divide em três categorias como: Consciência Negra, Mulheres em Destaque e Igualdade. No destaque para ‘Consciência negra’ são lembrados personalidades que se debruçaram sobre a temática.Na categoria Igualdade serão homenageados órgãos e personalidades que foram fundamentais no debate e auxiliaram na temática. Entre os homenageados já anunciados estão: OAB – na pessoa do presidente Jean Cleuter -, Defensoria Pública, a jornalista Paula Litaiff por sua articulação e trabalho na REVISTA CENARIUM, e Didi Redman – Presidente de G.R.E.S Vitória Régia.

CENARIUM

REVISTA CENARIUM também está entre as homenageadas pelo instituto por dar voz e se solidarizar com o movimento negro e a pluralidade social no Amazonas. De acordo com o secretário Christian Rocha, essa atuação é primordial para fortalecer a causa.

“Não é homenagear porque você fala da causa negra, mas porque você se solidariza com cada vertente. Por conta disso, contemplamos a CENARIUM. Dentro desse raciocínio, existe o fator respeito, porém o fator de fortalecer causas sem voz e vez no Amazonas é primordial”, destacou.