Presidente estadual do PT confirma visita de Lula ao AM em setembro; ‘Ele não fará motociata, mas uma caminhada junto à população’

Candidato ao cargo de presidente da República, Lula (PT)(Reprodução/ Sérgio Lima)

10 de agosto de 2022

21:08

Priscilla Peixoto – Da Agência Amazônia

MANAUS – O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar Manaus no dia 2 de setembro. A presença do candidato na capital do Amazonas foi confirmada nesta quarta-feira, 10, pelo presidente estadual do Partido dos Trabalhadores do Amazonas (PT-AM), deputado estadual Sinésio Campos.

A vinda de Lula visa reforçar o compromisso com a manutenção da Zona Franca de Manaus (ZFM), segundo o deputado, que informou que a confirmação da visita do ex-presidente se deu após uma conversa do parlamentar com a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffman.

“Gleisi me assegurou que no dia 2 de setembro, uma sexta-feira, Lula estará aqui. Diferente de outros, ele não fará motociata, mas uma caminhada junto à população”, disse Sinésio em material divulgado para a imprensa.

Em contato com a assessoria do candidato, a REVISTA CENARIUM recebeu a confirmação da vinda de Lula, a Manaus, no início do mês de setembro. Porém, a agenda de atividade do candidato, realizada durante a passagem na capital, não foi divulgada.

Vinda a Manaus

Em julho deste ano, o petista adiou a visita programada para Manaus. À ocasião, a vinda do ex-presidente Lula da Silva foi reagendada para o início de agosto, o que também não ocorreu. Quatro meses antes, no dia 7 de março, o ex-presidente se encontrou com políticos do Amazonas para tratar sobre as Eleições 2022, durante uma parada técnica em Manaus.

Na estada, que ocorreu no hangar do Governo do Amazonas, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Lula se encontrou com o senador Omar Aziz (PSD), os deputados federais Marcelo Ramos (PSD) e José Ricardo (PT), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) e a ex-senadora Vanessa Graziottin (PCdoB). O vereador Sassá da Construção Civil (PT) e o deputado federal Sidney Leite (PSD) também participaram do encontro.

A reunião durou, em média, duas horas e teve como principal foco as Eleições 2022. As federações, os, então, possíveis apoios políticos para a campanha, além do planejamento para uma vinda posterior do ex-presidente a Manaus também foram algumas das pautas discutidas naquele período.

Caso cumpra a agenda divulgada pelo deputado Sinésio, esta será a primeira vez que um candidato ao cargo de Presidência da República vem a Manaus, no período de agenda de campanha eleitoral de fato.

Esta é a sétima vez que Luiz Inácio Lula da Silva participa da disputa pela Presidência. Caso seja eleito, será o único brasileiro, até o momento, a conseguir se eleger presidente da República por 3 vezes. Em 2002, foi eleito pela primeira vez, e reeleito em 2006 tendo como principal adversário de campanha o seu atual vice e aliado, Geraldo Alckmin (PSB).