Reportagem da CENARIUM sobre Zona Franca de Manaus vence como melhor de 2022 no Prêmio Imprensa Econômica

Priscilla Peixoto recebeu o prêmio das mãos do economista Marcus Evangelista, presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) - (Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)

13 de agosto de 2022

16:08

Bruno Pacheco – Da Agência Amazônia

MANAUS – A reportagem “Bioeconomia: desenvolvimento econômico a partir do emprego sustentável de recursos naturais“, escrita pela jornalista e repórter da REVISTA CENARIUM Priscilla Peixoto, foi eleita, na noite dessa sexta-feira, 12, como a melhor do ano no Prêmio Imprensa Econômica, evento promovido pelo Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM).

A cerimônia de premiação foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no auditório Auton Furtado Júnior, Centro de Manaus, e contou com a participação de economistas, empresários e jornalistas. Para a vencedora Priscilla Peixoto, o concurso é um incentivo à categoria e surge como uma justa recompensa aos profissionais que se dedicam ao combate às fake news e a levar informação de qualidade e credibilidade.

“Quero agradecer a toda equipe da CENARIUM. Esse prêmio não é só meu, mas de todos nós. É um reconhecimento de um trabalho sério de um jornalista que forma e informa, e que inspira novos profissionais que estão para entrar no mercado de trabalho e aos que já atuam. Agradeço também a minha colega e chefe Paula Litaiff que, desde sempre, me ‘balança’ para ‘sair da caixa’, pensar de forma mais ampliada. Sou grata por cada ensinamento e troca de pensamento e posicionamento”, agradeceu a jornalista, que se emocionou ao discursar e receber a premiação.

Priscilla Peixoto recebeu o prêmio das mãos do economista Marcus Evangelista, presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) – (Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)

A jornalista frisa que, em tempos de fakes news, fazer jornalismo de qualidade não é fácil e a parceria com a matriz econômica só impulsiona os profissionais na realização de trabalhos comprometidos com a verdade, ética e respeito.

“Para uma mulher preta, de raiz humilde, como qualquer brasileiro, chegar numa premiação dessas, de reconhecimento, onde esse setor é predominantemente masculino, tem um significado maior e se torna um pouco mais especial. Representar a REVISTA CENARIUM, que só tem dois anos de vida, disputando com veículos com maior trajetória, é uma gratificação ótima e um sinal que estamos indo no caminho certo na profissão”, declarou Priscilla Peixoto.

O presidente do Corecon-AM, o economistsa Marcus Evangelista, agradeceu aos participantes e falou sobre o reconhecimento do jornalista manauara. “O prêmio é um reconhecimento do trabalho do jornalista e um estímulo a todos os profissionais que estão ingressando na área, além de fazer parte das homenagens da Semana do Economista 2022”, disse o economista.

Finalistas

A reportagem de Priscilla Peixoto foi uma das três finalistas da premiação, que contou com o total de 21 inscritos. Além dela, a comissão julgadora do evento escolheu as matérias “Alta no preço da botija de gás faz famílias cozinharem à lenha“, do jornalista Ibrahin Ossame, da Rede Amazônia, e “Amazonas desce no ranking da produção de banana e produtores enfrentam crise financeira após curto período de cheias históricas do Rio Negro“, da jornalista Samira Benoliel, da TV Norte Amazonas – SBT, que ganharam o prêmio de segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Ibrahim Ossame, Priscilla Peixoto e Laissa Carvalho, produtora de reportagem de Samira Benoliel (Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)

O evento, realizado em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJPAM) e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), também concedeu homenagens ao superintendente do Banco da Amazônia (Basa), Esmar Manter Dutra do Prado, como “Personalidade do Ano”, ao economista Osíris de Araújo Silva, como “Destaque do Ano”, e ao economista Francisco de Assis Mourão, como “Economista do Ano”, além de agraciados do “Projetos Memórias”.

A iniciativa faz parte da “Semana do Economista 2022 – O Amazonas que queremos”, realizada pelo Corecon-AM entre os dias 8 a 13 de agosto, voltado aos profissionais de economia, estudantes, pesquisadores da economia e demais públicos interessados. O evento contou com maratonas, mesa-redonda, palestras, homenagens e entregas do prêmio de jornalismo.

Carreira

Jornalista profissional associada à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Priscila Daniela da Silva Peixoto, conhecida no meio jornalístico como Priscilla Peixoto, é formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tem mais de dez anos de experiência. Ao longo da carreira, atuou em jornal impresso, portais, rádios, sites, revistas, assessorias, TVs e auxiliar de produção de eventos e trabalhos audiovisuais.

Voltada às pautas consideradas tabus pela sociedade, como questões LGBTQIAP+, sexualidade e empoderamento feminino, contextos étnico-raciais, socioculturais e antropológicos – temas defendidos pela REVISTA CENARIUM, Priscilla Peixoto trabalha na empresa desde 2021 na editoria de Cenarium Diversidade, assumindo o cargo de sub-editora do online em 2022.