Segundo caso de Monkeypox é identificado no Amazonas; FVS monitora outros dois suspeitos

O informe da Secretaria de Saúde comunicou ainda que a equipe de Vigilância em Saúde do Amazonas monitora mais dois casos suspeitos (Reprodução/Internet)

02 de agosto de 2022

20:08

Da Redação

MANAUS – A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) identificou um segundo caso de Monkeypox em Manaus. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 2, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

De acordo com a secretaria, o paciente seria um homem entre 25 e 40 anos com nome não divulgado, com histórico de viagem recente. Além disso, a FVS também informou mais um caso de um homem residente em outro País que está na capital do Amazonas a trabalho. Segundo informações, “a notificação será feita na cidade onde ele tem residência fixa, de acordo com orientações das autoridades nacionais em saúde”. O que não contabiliza como caso do Amazonas.

O informe da Secretaria de Saúde comunicou ainda que a equipe de Vigilância em Saúde do Amazonas monitora mais dois casos suspeitos que permanecem em investigação pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus) e que, até o momento, “não há casos confirmados de transmissão autóctone (local). Todos os pacientes confirmados têm histórico de viagem recente“, informa a secretaria.

No último dia 28 de julho, foi constatado o primeiro caso de Monkeypox no Estado. O paciente também seria um homem com idade entre 25 e 40 anos e, segundo a FVS, o homem que reside em Manaus, sentiu os primeiros sintomas como febre, aumento dos linfonodos do pescoço, dor de cabeça e erupção cutânea sugestivas de Monkeypox, no dia 7 de julho, durante uma viagem a Portugal.

Com a persistência dos sintomas, após atendimento médico no País europeu, o homem com nome não divulgado procurou novo atendimento médico já em Manaus, na Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde foi notificado pela equipe médica como caso suspeito de Monkeypox. O caso foi considerado estável e o homem se recupera em domicílio e em isolamento.

Fundação de Vigilância em Saúde (Divulgação/FVS-RCP)

Notificações

Até o momento, seis notificações de suspeitas da doença, sendo dois confirmados laboratorialmente; dois suspeitos em investigação pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus); e um caso descartado após exame laboratorial. Há, ainda, um caso confirmado de paciente residente em outro Estado brasileiro e que não será contabilizado como caso do Amazonas.

Atendimento

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e do interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.

A FVS-RCP acrescenta, ainda, que mantém a vigilância ativa e sensível nos 62 municípios, por meio de nota técnica disponível em https://bit.ly/3vzOCQY, para as vigilâncias epidemiológicas e laboratorial sobre prevenção e controle da doença.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.