Sem surpresas, aliados de Bolsonaro no AM trocam de partido e migram para o Partido Liberal

Adversários políticos em 2020, agora Capitão e Coronel posam lado a lado. (Divulgação)

12 de março de 2022

20:03

Malu Dacio – Da Revista Cenarium

MANAUS – Sem surpreender, Coronel Alfredo Menezes e Capitão Alberto Neto anunciaram em evento na cidade de Brasília, neste sábado, 12, suas respectivas filiações ao Partido Liberal. O movimento dos parlamentares do Amazonas – que se articulam politicamente para as eleições deste ano – já era esperado após a ida do presidente Jair Bolsonaro do PSL ao PL.

No evento de filiação que aconteceu na sede do partido, em Brasília, além do presidente Jair Bolsonaro, estiveram presentes a Secretária de Governo Flávia Arruda, o Ministro da Cultura Fábio Farias e o presidente do partido pelo Amazonas, Alfredo Nascimento.

Os militares bolsonaristas que foram rivais nas eleições municipais quando ambos se candidataram à Prefeitura de Manaus, em 2020, agora posam lado a lado. Alberto Neto vai tentar sua reeleição à Deputado Federal enquanto Menezes tentará a vaga única ao Senado.

À REVISTA CENARIUM, Coronel classificou seu evento de filiação que contou com a participação do presidente Bolsonaro como ‘Excelente’. Menezes sinalizou que Bolsonaro deve o apoiar nas eleições.

“Estamos sempre juntos e vamos trabalhar para melhorar ainda mais o Amazonas e o Brasil”, foi o que disse o Coronel ao ser questionado sobre o que o presidente o teria dito.

Nas redes sociais, Menezes comemorou a filiação e foi otimista. “22 é o ano das nossas melhores escolhas. Vamos continuar construindo um Brasil gigante. Dia histórico. Bolsonaro veio honrosamente prestigiar o evento, abonou minha ficha de filiação e disse: vamos cumprir a nossa missão”. Toda minha esperança que juntos podemos construir um Amazonas gigante e um Brasil muito melhor”, defendeu.

Coronel Menezes foi postulante nas eleições municipais, em 2020, concorrendo à Prefeitura de Manaus. E durante o pleito, conquistou mais de 110 mil votos, saindo de 0% das intenções de votos nas pesquisas locais para 11,33%, um feito histórico para alguém que nunca havia se candidatado a cargos eletivos.

Capitão Alberto Neto

O deputado federal Alberto Neto deixou o Republicanos para seguir o presidente no PL. Nas redes sociais, o capitão agradeceu o seu antigo partido e não deixou de exaltar sua atividade em seu período filiado.

“Acabo de me filiar ao PL, partido do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, encerro um ciclo no Republicanos onde fizemos um grande trabalho em prol do Amazonas, em prol do País. Sempre caminhamos ao lado do presidente, agora, vamos caminhar no mesmo partido em prol de um País melhor, estamos no caminho certo e precisamos continuar neste caminho de prosperidade para o povo do Amazonas e pro nosso País, nosso país é muito rico e merece muito mais”, disse o parlamentar.

Capitão Alberto Neto foi eleito deputado federal em 2018, o então capitão da PM decidiu encarar um grande desafio, para o qual precisava do apoio da família, dos amigos e das comunidades. Com 107.168 mil votos o Capitão da PM foi eleito deputado federal pelo Amazonas e o quinto mais votado no Estado. Em 2020 o deputado saiu candidato para Prefeitura de Manaus e terminou a disputa com mais de 74 mil votos.

Além de Alberto, o então deputado estadual Fausto Júnior também se filiou ao PL. Porém, Fausto já declarou que não quer voltar para a Assembléia Legislativa do Amazonas e é pré-candidato a deputado federal.

Fausto Junior e Bolsonaro, em Brasília. (Reprodução)

Entra, mas sai

Apesar do fluxo de novas filiações, o Partido Liberal perdeu muitos membros com o anúncio da chegada de Bolsonaro. Um dos fortes nomes que deixaram o partido em meio a polêmicas, foi o vice-presidente da Câmara dos Deputados Marcelo Ramos.

Em Dezembro do ano passado, o amazonense deixou o partido em virtude da chegada do presidente. Agora, Marcelo está no PSD, de Omar Aziz.

Leia Mais: Vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos se filia ao PSD