‘Uma frente ampla está se formando’, diz Omar Aziz após reunião de senadores com Lula

Omar Aziz e Luiz Inácio Lula da Silva (Ricardo Stuckert)

12 de abril de 2022

11:04

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS — Após a reunião de um grupo de senadores com o ex-presidente Lula (PT) nessa segunda-feira, 11, o senador Omar Aziz (PSD) afirmou que “uma frente ampla está se formando”. O senador ainda declarou que conversar com Lula é debater sobre um projeto em busca de soluções para tirar o País do mapa da fome, da miséria e do desemprego.

“Os últimos quatro anos têm sido muito difíceis. Eu não preciso falar, você sabe que está muito difícil. Mas não precisa ser assim. Até pouco tempo atrás, a vida era diferente, sim. Por isso, participei do evento de ontem com o presidente Lula. Participei ao lado de lideranças de todo o País. Uma frente ampla está se formando”, afirmou Aziz.

Esperado para a reunião, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) não compareceu. A CENARIUM questionou a não presença do parlamentar, mas não obteve retorno. Outros integrantes do partido se fizeram presentes, como o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Segundo a Folha de S. Paulo, além de integrantes do MDB, o jantar também contou com a presença de senadores do PSB, como Dário Berger (PSB-SC), e do próprio PT. O encontro foi realizado na casa do ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB-CE).

Leia também: Em encontro com Lula, ala de senadores do MDB rifa candidatura de Simone Tebet à Presidência

Os senadores Marcelo Castro (MDB-PI) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) também estiveram presentes, além dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Acir Gurgacz (PDT-TO). Outros nomes de peso do MDB, como Garibaldi Alves Filhos e Renan Filho, ex-governador de Alagoas, também participaram do encontro, afirmou a Folha.

Simone Tebet e a reunião

Ainda segundo a Folha de S. Paulo, o grupo do MDB aproveitou o jantar com o ex-presidente para “fritar” a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República. Integrantes do partido teriam feito uma comparação entre a parlamentar e o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles em 2018, que representou o partido na disputa presidencial e acabou o pleito com 1,2%.

Colega de partido de Tebet, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) teria afirmado não haver espaço para sua correligionária crescer nas pesquisas de intenção de votos devido aos altos índices de Lula e do presidente Jair Bolsonaro (PR).

Visita a Manaus

Em março deste ano, Lula se encontrou com políticos do Amazonas, durante uma parada técnica em Manaus, para tratar sobre as eleições de 2022. No encontro que ocorreu no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Lula conversou com Omar Aziz, os deputados federais Marcelo Ramos (PSD) e José Ricardo (PT), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) e a ex-senadora Vanessa Graziottin (PCdoB). O vereador Sassá da Construção Civil (PT), e o deputado federal Sidney Leite (PSD) também estiveram presentes.

Leia também: Em Manaus, Lula reafirma acordo com Omar Aziz, Marcelo Ramos e outros aliados

A reunião durou cerca de duas horas e entre os assuntos tratados foram destacados as eleições de 2022, as federações e os possíveis apoios políticos para essa campanha, além de uma possível vinda do ex-presidente já como candidato, em abril, a Manaus.

Lula encontra aliados em Manaus (Divulgação)