Vídeo: governo do AM reforça ações contra cheia após prefeito de Itamarati pedir socorro nas redes sociais

Operação Enchente 2021 levou ajuda humanitária para os municípios que enfrentam a cheia do rio Juruá (Reprodução/Facebook)

14 de março de 2021

10:03

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Após o prefeito de Itamarati (a 966 quilômetros de Manaus), João Câmpelo (MDB), ir às redes sociais implorar por socorro às famílias afetadas pela enchente do rio Juruá nesta semana, o governador Wilson Lima (PSC) reforçou nessa sexta-feira, 12, ações na área da saúde para os municípios banhados pelo rio.

Vista aérea de Itamarati, município afetado pela enchente do rio Juruá (Divulgação/Prefeitura de Itamarati)

Itamarati está em situação de calamidade pública desde o dia cinco deste mês, após a cheia atingir níveis críticos e ocasionar a saída das famílias de seus lares à procura de abrigo nos lugares mais altos da cidade. Segundo a Defesa Civil do município, mais de 4,7 mil famílias já sofrem com a enchente em Itamarati.

“Diante de uma pandemia e de uma das maiores enchentes de todos os tempos, onde as famílias precisam de assistência, não podemos causar aglomerações e ao mesmo tempo temos que aglomerar as famílias dentro de escolas e ginásios. Estamos apelando por socorro, porque é assim que nós, a população, estamos nos sentindo, nos afogando a cada dia”, disse o prefeito João Câmpelo.

Assista

Nas redes sociais, João Câmpelo iniciou a campanha SOS Itamarati para ajudar as famílias que precisam de ajuda na cidade por conta da enchente do rio Juruá. A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil do município disponibilizou a conta bancária do Banco do Brasil 001 1037-5 16667-9 e os contatos telefônicos (97) 98444-2493 (Claro) e (97) 99121-2787 para doações.

Operação

Durante a Operação Enchente 2021 nas cidades de Itamarati, Eirunepé, Envira e Ipixuna, o governo levou ajuda humanitária, assistência social e linhas de financiamento para os municípios. Como parte da sétima remessa de envio de imunizantes, doses de vacinas contra a Covid-19 também foram distribuídas para que a campanha de vacinação não seja suspensa.

Mais de 4,7 mil famílias estão afetadas pela enchente em Itamarati (Divulgação/Prefeitura de Itamarati)

Segundo o governo, Eirunepé recebeu mais 180 doses, Envira outras 250 e Ipixuna recebeu 890, além de 24 caixas de testes rápidos. Além da enchente e a Covid-19, uma das preocupações com as cidades é o aumento de casos de dengue e outras doenças que podem ser desencadeadas com o acúmulo da água. A escassez de água potável também inquieta as autoridades de saúde.